Um dos acessórios de futebol mais mal-amados é, sem dúvida, a caneleira, conhecida proteção de plástico, ou mais recentemente de carbono, que guarda a zona da tíbia e do perónio, muito propensa a lesões graves. A razão mais vezes apontada para a fraca apetência dos atletas por este artigo é o desconforto que provoca, embora as caneleiras mais recentes já permitam uma melhor adaptação à perna. Certo é que é um acessório indispensável pela segurança que proporciona aos atletas e obrigatório em jogos oficiais. As caneleiras oferecem várias vantagens que não são de desprezar e são muitos os treinadores que não abdicam de obrigar os seus jogadores a usá-las em contexto de treino.

Protege a zona baixa da perna

As caneleiras protegem uma área extremamente sensível a lesões graves e a sua utilização tem um caráter preventivo importante. Num futebolista profissional, ainda mais que num amador, a prevenção de lesões é primordial para o sucesso na carreira. Para um treinador menos lesões no plantel significará maior número de opções e portanto uma maior luta pela titularidade.

Promove uma maior habituação

Sendo um acessório estranho ao corpo e por isso por vezes desconfortável, o seu uso durante os treinos faz todo o sentido por uma questão de habituação. Se um atleta as usar todos os dias, eventualmente acabará por se habituar e as mesmas deixarão de ser um empecilho.

Intensifica o treino

Estando todos os colegas de equipa protegidos a intensidade de treino pode ser maior porque em despiques mais acesos é importante o jogador sentir-se à vontade para empregar todo o empenho e mesmo usar de alguma agressividade positiva no treino sem temer lesionar um colega.

Permite uma mentalidade de jogo mesmo durante o treino

A maior intensidade que a proteção das caneleiras transmite ao treino permite que se possa encarar o treino como se de um jogo oficial se tratasse e dessa forma o empenho dos jogadores é maior e o treino mais proveitoso. Como dizia um central brasileiro conhecido pela sua combatividade “treino é jogo e jogo é guerra”.

Beneficia o espetáculo

Ao contrário do que alguns defendem as caneleiras não aumentam a agressividade do jogo, nenhum jogador fica por natureza mais agressivo por as usar, antes promovem uma maior segurança aos jogadores mais evoluídos tecnicamente para que façam uso dessa mesma técnica, beneficiando com isso o espetáculo, objetivamente é isso que interessa a quem gosta de futebol.

Promove uma maior longevidade na carreira

Esta vantagem é nada menos que lógica, um menor número de problemas com lesões significa maior saúde desportiva e isso corresponderá por norma a uma maior longevidade na carreira. Claro que as caneleiras não protegem o corpo todo nem operam milagres, mas dão uma ajuda substancial na prevenção de lesões graves na zona que protegem.

Agiliza os movimentos

As novas caneleiras, em especial as de carbono e feitas à medida da perna do jogador, já permitem um maior conforto ao atleta e isso confere-lhe uma agilidade de movimentos superior à que teria com as antigas caneleiras feitas em série, com níveis de adaptação à perna inferiores e por isso mais desconfortáveis.

Leave a comment