O futebol é um desporto de paixões aonde os ânimos se exaltam com a maior das facilidades. De seguida vamos ficar a conhecer as principais atitudes que incendeiam um jogo de futebol:

Decisões da equipa de arbitragem

As decisões tomadas pelos árbitros em campo são das principais causas de polémica nos jogos de futebol. Discordar do critério do árbitro é quase uma tradição no futebol e se alguns adeptos e jogadores encaram isso de forma relativamente tranquila e ordeira, outros há que protestam energicamente chagando mesmo ao ponto de levar a sua exaltação ao extremo das agressões verbais e físicas que tanto envergonham o futebol.

Fraca prestação por parte dos jogadores

A forma como os jogadores conduzem o jogo e vão ou não de encontro às espectativas que os adeptos criaram sobre eles vai determinar se as reacções serão de aplauso ou de apupos ruidosos. Um craque que falham um lance imperdível ou que contribui com uma falta sua para um golo adversário pode fazer estalar o verniz no público e incendiar o estádio de forma impensável.

Teimosia da parte do treinador em não alterar a estratégia do jogo

Todos os adeptos são potenciais treinadores e cada um deles vê segundo acredita a melhor forma de determinar a estratégia de jogo. Quando o jogo não está a correr de feição e quando se acredita que uma alteração na estratégia seria bem-vinda e ainda assim o treinador teima em fazer ouvidos surdos aos protestos do público, é muito natural que se instale o caos entre a massa associativa.

Má exibição do guarda-redes

Os guarda-redes são o alvo mais visível do descontentamento do público que esquece por vezes que por trás de uma defesa falhada do guarda-redes está frequentemente uma má actuação dos jogadores encarregues de proteger a baliza das bolas adversárias. Uma má exibição por parte do guarda-redes pode ser o suficiente para que os ânimos se incendeiem dentro do estádio.

Constituição da equipa

A constituição da equipa, os suplentes e os jogadores que ficam de reserva no banco nem sempre agradam aos adeptos. Principalmente quando o jogo começa a correr menos bem é usual ouvirem-se protestos acalorados culpando a constituição da equipa e exigindo a presença deste ou daquele jogador, ou ainda reclamando com a prestação dos titulares em campo.

Faltas por assinalar

O tema das faltas cometidas durante o jogo é um tema recorrente e serve de cenário a algumas das mais violentas desordens dentro dos estádios. Faltas que ficam por assinalar e que poderiam mudar o rumo do jogo e alterar os resultados finais são motivo de ira e fúria por parte dos sócios do clube prejudicado.

Faltas mal assinaladas

Também as faltas inexistentes e que são assinaladas como sendo faltas, ou então mal assinaladas são outro dos factores voláteis no futebol. Por vezes a má leitura do árbitro pode alterar completamente o desenrolar da partida de futebol.

O futebol incendeia os ânimos de quem assiste e de quem joga. É um desporto que arrasta multidões e que empolga países inteiros chegando mesmo a ser uma das paixões mundiais que mais pessoas conquista. Por isso há que saber separar as águas e não confundir desporto com zaragata, nem manchar o futebol com comportamentos vergonhosos indignos de serem associados ao desporto rei.

Leave a comment